Redes Sociais na Internet – parte 1

Alexandre Horn, especialista em marketing migital e pesquisador das redes sociais

Esta matéria inicia com estudo das redes sociais na Internet, seus tipos e interações no ciberespaço. Redes Sociais são a expressão máxima da comunicação digital online, onde os seus atores fazem uso das suas ferramentas e podem ser analisadas como em duas classificações: as redes emergentes e as redes de filiação.Os dois tipos podem participar de uma mesma rede, no entanto existem dois aspectos de características diferenciadas. As Redes Sociais Emergentes estão presentes nas conexões interativas, com diálogos e foram descritas como mediadas por computador mútuamente (Primo,2003) constituindo-se em estruturas descentralizadas. São redes pequenas, concentradas em poucos nós, dependendo do tempo disponível para a interação dos seus atores sociais em criar e manter perfis nos weblogs, fotologs, entre outras. As Redes de Filiação são do tipo associativas onde seus atores se relacionam aos eventos e são constituídas de dois tipos de nós entre atores e grupos, estes nós se relacionariam por conexões de pertencimento. A rede de filiação é uma estrutura de grupo (Watts, 2003) que não parte de laços sociais entre seus membros, mas permite que seus usuários interajam e que estas relações sociais sejam construídas, como por exemplo no Orkut. Destaco que uma rede de associação é uma mera adição de atores e não do do tipo mútuo, que prevê interação reativa com efeito social. Uma vez adicionada a pessoa pode permanecer na sua lista sem interações e sem custo adicional algum. Existem portanto dois elementos (Boyd e Ellison, 2007) a serem definidos nestas redes: a “apropriação” que mantém as redes sociais e lhes dá sentido e a “estrutura” que se dá através da exposição pública da rede e dos seus atores, ambas com ferramentas que podem ser usadas pelos atores para interagir, já na rede de “estrutura” existe a dupla função de oferecer “lista de amigos” e/ou “seguidores”  e também diálogos instantâneos. Sites de redes sociais “propriamente ditos” são aqueles que compreendem a categoria dos sistemas focados em expor e publicar as redes sociais dos atores. Sites como Orkut, Facebook, Linkedin e vários outros, tem finalidade relacionada a publicização dessas redes. Sites de redes sociais “apropriados”, como o Twitter e Flickr, são sistemas que originalmente não eram voltados para mostrar redes sociais, sem espaço específico para perfis e publicização das conexões. Esses perfis ou Bios no caso do Twitter são construídos em espaço pessoais, ou seja pela apropriação dos seus atores. Mais adiante em uma segunda parte desse estudo vou aprofundar outros enfoques, como Capital Social, Visibilidade, Reputação, Popularidade e Autoridade nos Sites de Redes Sociais.

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