Redes Sociais na Internet – parte 2

Alexandre Horn, especialista em marketing migital e pesquisador das redes sociais

Vamos então nesta segunda parte, analisar os valores construídos a partir dos atores nas Redes Sociais, cujos valores são na maior parte das vezes compilados pela quantidade das suas conexões existentes ou seja, conforme suas relações construídas e constituindo-se em capital social relacional (Recuero, 2010). Porém essas conexões não são como as relações sociais off-line, mas imprimem uma amplificação da conectividade e da expressão com mais intensidade nos seus grupos sociais.
Quanto maior a visibilidade nos sites das Redes Sociais atribuidos aos nós mais conectados, maior será sua amplificação social e consequentemente resulta no aumento do capital social relacional, muitas vezes dando maior reputação a um determinado ator, que utiliza vários tipos de sites de Redes Sociais e que pode estar gerenciando suas conexões e  valores em cada rede, como por exemplo aumentando artificialmente seus seguidores no Twitter, para “inflar” mais a sua reputação.
Embora a reputação nas Redes Sociais esteja inicialmente sendo associada a credibilidade que o ator social tem e como é percebida pelos demais atores, sua construção ocorre mais pelas impressões causadas por esse ator social e como ele interage sob a influência das observações dos outros atores sobre suas próprias ações.
Alguns autores também atribuem a reputação à seleção de parceiros (Goldbeck & Hendler, 2004) numa rede social em quem confiam e se relacionam, não obstante o número de seguidores que esta rede tenha, no caso do Twitter.
São atribuidos vários tipos de reputação, conforme a notoriedade que cada ator transmite na sua rede social e consegue atrair mais interesse sobre um determinado tema.
A construção da reputação nas Redes Sociais também está relacionada a percepção da audiência, assim como está associada ao capital relacional  e cognitivo, conforme as variedades de conexões e tipo de informação que é difundida pelos seus atores sociais.
Junto com a reputação situa-se a popularidade que é medida pela posição do ator num nó central da rede, onde exerce maior influência e foi classificado (Barabási, 2003) como conector por ter mais influência sobre os outros nós dessa rede.
Comentários, troca de links, pageviews, aumentam a popularidade quantitativamente e não qualitativamente, mostrando a posição social na rede, sendo todos os nós visíveis, mas com a popularidade caracterizada pela sua posição estrutural na rede.
A popularidade que pode ser boa ou ruim não é comparada com a autoridade, outro valor existente nas redes sociais, cuja atribuição se dá ao poder de influência do ator dentro da rede, mas também leva em conta a percepção que os outros atores sociais tem relação a sua reputação.  Métricas podem ser usadas para medir estes valores, contagem de links que um post recebeu, geralmente é utilizado como medida para aferir o ranking de influência dos blogs em gerar comentários e conversações.
Por isso a autoridade pode ser medida pela difusão de informações nas redes sociais e da sua percepção dos valores contidos nestes posts pelos seus atores sociais envolvidos, assim como medida pela quantidade de seguidores de um perfil no Twitter.
Desta forma compreendemos que a dinâmica das Redes Sociais tem no seu conceito básico a interatividade dos atores e que através dos valores transmitidos na forma de visibilidade, popularidade, autoridade e reputação, constituem o capital relacional e cognitivo.
Estas definições são em grande parte de nível estrutural inicial e relativamente recentes, onde podem ser aprofundadas, conforme a pesquisa evolutiva no uso das Redes Sociais que certamente trará a tona novas informações.
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Sobre Alexandre Horn

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