Atualização do profissional no mercado: global, internacional, regional ou local?

Alexandre Horn – MTb/RS 1145  www.horncom.com

Como todos profissionais já sabem, temos que estar em constante evolução e aprimoramento dos nossos conhecimentos, pois é fundamental, para “ficarmos sempre no topo nas estatísticas relevantes” que nos monitoram e atribuem números de performance da nossa atuação. Mas, o que percebo muitas vezes é que a “nata” do conhecimento, está muito distante da realidade aplicada no dia-a-dia profissional. Ainda usamos o CV como “peça informativa” para mostrar quem nós somos e o que fazemos, só que temos outros “indicadores” das nossas atividades profissionais, que seriam uma maneira mais apropriada de “auferir” nosso conhecimento, participação e interação verdadeira com o mercado, mostrando algo como nosso “market share” profissional!
Mas não é assim que as coisas acontecem, somos “auscultados” pelos nossos “pretendentes contratantes” de forma ainda quase jurássica, tipo saber que você frequentou uma escola X em tempo Y estando numa época em que sua formação universitária, quando concluída, depois que chegar no término de sua carreira, parece não ter mais nenhuma utilidade. Chegamos ao ponto de assistir perplexos, funções “desaparecerem” e surgirem novas atividades quase que diariamente.
Então o que acontece é o “discurso preceder a prática” e implica em que tenhamos que lidar com isso de forma estratégica. Como assim? Separando em “fatias” partes do mercado, para saber onde nos encaixamos e ao descobrir, tentar “acessar” este segmento via meios digitais, através dos canais do ambiente web.
São tantos intermediários, empresas de RH, headhunters e muitas outras formas de “entrarmos num projeto” atualmente, que fica difícil distinguir o que realmente “vale a pena”!
Um modelo mais complexo ainda o “Crowdfunding” surge como um espaço de “realização colaborativa de projetos”, confundindo um pouco quem não conhece o sistema de captação para patrocinadores, mas trata-se apenas de um novo formato de fazer negócios!
Então isso me leva a crer, que em pouco tempo, não para todos, mas para muitos, aquele “velho” emprego de carteira assinada, ponto eletrônico e dissídios anuais, está com os dias contados, mesmo!
Há quase dez anos atrás, escrevi uma matéria sobre como o mercado de trabalho estava naquele momento, que foi publicada na página de Opinião, no dia 18 de abril de 2005, Jornal do Comércio (RS) cujo título era: ” Simples, Liberal ou Informal?” … E, até hoje eu me pergunto, de lá pra cá o que mudou? As empresas continuam com suas folhas de pagamento oneradas por custas sociais excessivas e acabam cada vez mais por preferir “liberais” autônomos ou pequenas empresas de um dono só, para prestar os mesmos serviços que um “funcionário” fazia e mais, buscam nas universidades “mão de obra barata” em nome de “estágios remunerados” para realizarem atribuições, que num passado não muito distante eram ocupadas por pessoas “contratadas e efetivadas”… Sim, tudo isso que escrevi aqui, provavelmente já sabíamos, em parte, mas em tempos de “sustentabilidade” aplicada, novos conceitos parecem fazer diferença quanto aos modelos tradicionais. O que eu quero dizer, é que não basta só mudar as “funções” e como as “atividades” são organizadas, é preciso nos adequarmos aos novos tempos, talvez algo mais próximo a ser exemplificado é o chamado “Terceiro Setor”, cujo termo já é conhecido a mais de uma década, mas que agora começa a tomar uma forma mais “focada” na auto-sustentabilidade para se estabelecer, assim como o vínculo de pessoas com seus projetos e conseqüentemente, seus investidores!

Alexandre Horn – MTB/RS 1145

Sobre Alexandre Horn

Publisher and Social Media
Esse post foi publicado em Computadores e a Internet, Redes Sociais na Internet e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s