O analista de mídias sociais – Parte 2 (final)

estrategista de mídias sociais

analista de mídias sociais

Então, passou-se mais de um mês do meu primeiro post e uma ou outra “voz” nas redes sociais ainda levantou-se contra essa “função” de analista de mídias sociais, considerada por muitos profissionais da área da comunicação digital, exército de um homem só…

Fato passado, o que está em pauta é a grande diversidade de novas oportunidades para interagir com os fans de várias marcas, mas se não for uma griffe famosa, pode ser através de um novo branding e assim conquistar legiões de seguidores com seus likes que vão agregar valor aos seus serviços e produtos divulgados.

Mas preciso concluir sobre essa pauta, exemplificando numa situação que recentemente vivenciei ao participar de uma “dinâmica” (entrevista coletiva) para a função de Coordenador de Marketing.

Imaginem uma empresa que nunca teve setor de marketing, resolve implementar um, atribuindo a esta função desde o perfil “analista” até o “expert” em e-commerce, o que me fez lembrar dessa discussão!

É mais ou menos isso, querer encontrar ou criar uma função “virtual” como “laboratório” de uma sopa de tarefas, onde não se sabe nem por onde começar, chega a ser engraçado… Outra coisa, o rendimento do executor dessa função “ao ser aprovado” seria de acordo com o “que o profissional pudesse agregar para a empresa”… Ou seja, o candidato tem que concordar a aceitar seu cargo ser “rifado” para que sua contratação seja considerada “viável” economicamente e financeiramente, um “investimento” para a empresa… 😦

Para finalizar gostaria de sugerir uma “troca de nomenclatura” desta função, para Estrategista de Mídias Sociais e permitir assim uma real visão estratégica deste formato digital de mídia online, onde as regras convencionais não funcionam e faz-se necessário ter um “olhar digital”, que capta do consumidor suas preferências e interage como se estivesse sentado na mesma sala com ele…

Fica o exemplo da marca NIKE que passou a investir a totalidade da sua verba (que não é pouca) no ambiente digital, com sua fan page no Facebook e outras ações de marketing digital em portais na web e assim continuar a engajar seus fiéis seguidores.

Alexandre Horn – MTB/RS 1145

Anúncios

Sobre Alexandre Horn

Publisher and Social Media
Esse post foi publicado em Redes Sociais na Internet e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s