Comunicação e Marketing Digital

Como obter um bom ROI (retorno sobre investimento)  nas campanhas planejadas para as redes sociais?

Sempre precisamos levar em conta o dinamismo do Social Media e sua constante transformação, principalmente quando criamos estratégias de publicidade online para campanhas nas redes sociais.

A velocidade em que a comunicação online atingiu é similar as ondas de rádio de outrora. Além disso temos memes, hits, entre as várias formas de propagar uma notícia, ou mesmo um fato qualquer no momento em que “disparamos” a tecla Enter das várias plataformas de publicação (mesmo que seja o HotSuite que congrega várias RSS).

Essa “diversidade” nem sempre representa facilidades em “falar”  com quem queremos atingir, então para isso, precisamos focar no nosso target principal (clientes) para atender aos objetivos pretendidos da campanha e selecionar quais os canais cujas métricas vão refletir positivamente esse “esforço” empreendido.

Para auxiliar na otimização do seu site (URL de destino) abaixo link de uma matéria que ajuda a medir o sucesso das suas ações de SEO:

Ferramentas SEO

Um apêndice:

A convergência das comunicações atuais, cuja tendência se evidencia na compra do Skype pela Microsoft e a descontinuidade do Messenger, juntamente com a “migração” das contas do Hotmail para Outlook.com, já dá uma ideia sobre a constante “preocupação” dos gigantes do setor em “dominar e aglutinar” os meios digitais.

Continuando… Mas o que isso tem a haver com as redes sociais? No meu ponto de vista, que o modelo dos negócios apesar das suas evoluções, ainda carece de ampliar a “cultura cibernética” no mundo corporativo para “dentro das RSS”. Porém, para vender produtos, basta implementar um e-commerce profissional! Alguém já viu a fan page das Lojas Americanas? Mas certamente já acessou seu site de compras, líder em conversões!

Então, para engajar fans e os transformar gradativamente em e-consumers, as redes sociais podem ser boas opções! Mas é preciso elaborar um planejamento de conteúdo, assertividade nos objetivos estratégicos das campanhas e principalmente sua “supervisão”!

Milhares de “likes” nas fan pages mais famosas do Facebook, indicam a relevância destas marcas, mas isso revela que a marca já é conhecida! Para uma marca nova, produto ou serviço desconhecido, o “caminho das pedras” precisa de um planejamento especializado.

Conclusão, para um “start” de uma campanha nas redes sociais, precisamos primeiro identificar quais as redes sociais que serão ideais na sua divulgação. Observar essas “estruturas”, como no caso do Facebook, Linkedin entre outras (Redes Sociais na Internet – Rachel Recuero – pág. 104,  …onde seus atores vão ampliar e complexificar essas redes, apenas isso…) assim como a verba necessária para que a promoção resulte positiva.

A crescente monetização nas redes sociais indicam que esse modelo de mídia digital ainda está em “maturação”, porém para alcançar um ROI a altura de qualquer investimento em mídia digital, a  atuação do “Analista de Mídias Sociais” precisa estar presente nesse contexto, juntamente com a equipe de atendimento, criação e planejamento.

Espero ter contribuído com este post!

Alexandre Horn – MTb/RS 1145

Anúncios

Sobre Alexandre Horn

Publisher and Social Media
Esse post foi publicado em Redes Sociais na Internet e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s